(85) 3297-3542 / 98610-7180 ouvidoria@facesma.com.br

Brinquedoteca

Facesma

Maria José de Oliveira Silva

★ (23.07.38 – 28.05.03) †

Alegria, dinamismo, alento e muita fartura, são as palavras inicialmente definidoras de Dona Maria José de Oliveira Silva, a Tia Mazé de muitos.

Desde muito jovem aprendeu a ajudar sua mãe nos cuidados para com seus irmãos, 2ª. filha mais velha de uma família de 7 irmãos do interior do Ceará, logo tornou-se uma exímia cuidadora do lar, dos irmãos, da família e, como a vida é um círculo, cuidou de seus país até os últimos dias de vida dos mesmo.

Na fase adulta, encontrou na área da saúde sua grande vocação profissional, especialmente nos cuidados com crianças, e por isso mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde se casou e constituiu sua família, realizando seu grande sonho de ter sua primeira filha.

Na gestação e parto, no entanto, teve complicações e naquele momento de aflição fora apresentada a um costume dos cariocas, qual seja: o de fazer pedidos à São Cosme e à São Damião, conhecidos como santos adolescentes que trouxeram que representaram o dom da cura e eram conhecidos como médicos dos pobres e protetores das crianças.

Naquele contexto de aflição quanto à sua gestação, fez sua grande promessa: “se sua vida e a de sua primogênita fossem salvas, dali por diante, iria ofertar doces, roupinhas e brinquedos a crianças sempre aos dias 27 de setembro de todos os anos de sua vida, dia de Cosme e Damiao.”

Ambas foram salvas, todavia, dona Maria José fora informada que não poderia ter outros filhos biológicos, eis que então a mesma espontaneamente desenvolveu uma imensa afinidade com crianças, chegando a ser conhecida costumeiramente como a única que acalmava os pequeninos em seus momentos de aflições em hospitais onde a mesma trabalhou.

Absolutamente feliz no cumprimento de sua promessa e na sua profissão, 18 anos depois do nascimento de sua primogênita, adotou um recém-nascido menino.

Assim, a Tia Maria José, como ficou conhecida por muitos, sempre teve ligações estreitas com crianças, e por isso, o Dia de Cosme e Damião sempre era muito comemorado com todas as crianças do bairro, da família, dos amigos e com seus filhos, mas o que poucos sabiam é que a grande felicidade sentida era sempre dela, com cada sorriso, cada gratidão, cada abraço, carinho e olhos brilhando.

Escrito por sua filha, Mônica Oliveira.

Sede

Rua Pedro Caetano de Paiva, 118

CEP: 61932-450
Pajuçara - Maracanaú - CE

Anexo

Av. Dr. Mendel Steinbruch, 10479

CEP: 61930-000
Pajuçara - Maracanaú - CE

WhatsApp chat