(85) 3297-3542 / 98610-7180 ouvidoria@facesma.com.br

Teste tem sido bastante comum nos processos seletivos para vagas de diferentes empresas.

Os processos seletivos atuais apresentam novidades, sejam elas através de alguma intervenção tecnológica, ou nas atividades para seleção do candidato. Algo que vem se tornando cada vez mais popular nesse processo de preenchimento de uma vaga de emprego é o teste de fit cultural. Na prática, a avaliação serve para traçar um perfil entre os valores e a personalidade do profissional com a cultura organizacional da empresa.

Nos processos seletivos para o preenchimento de vagas, a utilização dos testes de fit cultural se popularizou. Tanto as empresas quanto as agências de divulgação de vagas utilizam a ferramenta, seja através de plataformas digitais, ou presencialmente nas entrevistas.

 

O que é fit cultural

 

O teste aplicado durante a pesquisa de candidatos para a vaga, alinham valores centrais e comportamentos coletivos que compõem a organização e o padrão do candidato. Além da tradicional análise de hard skills do candidato – que avalia educação, certificados, competências essenciais e experiência dos candidatos –, o fit cultural mapeia as soft skills e objetivos pessoais.

A ideia de traçar um perfil do candidato antigamente era feita já na fase da entrevista, com perguntas, como “Como você descreveria seu ambiente de trabalho ideal?”. Com a apresentação do teste de fit cultural, os entrevistadores são capazes de afunilar melhor os candidatos que se adequam melhor àquilo que é buscado.

 

Modelos do teste fit cultural

 

Em algumas organizações, a adequação cultural é tão importante que os representantes de Recursos Humanos podem recomendar a contratação de candidatos com boa adequação cultural. A falta de cultura adequada pode levar à insatisfação no trabalho, baixa produtividade e desistência após a contratação. Existem diferentes tipos de teste de fit cultural.

Um dos mais tradicionais são do nível de concordância, onde os candidatos respondem a cada pergunta com opções que vão desde “discordo totalmente” até “concordo totalmente”. Veja alguns tipos de perguntas presentes nesse tipo de teste:

• “Aceito críticas construtivas feitas ao meu trabalho”;
• “Acredito ser mais importante trabalhar rápido do que fazer o trabalho corretamente”;
• “Consigo administrar vários projetos mesmo com tempo limitado”;
• “Consigo aprender com erros pessoais ou profissionais”;
• “Gosto de lidar com diferentes personalidades no local de trabalho”;
• “Me esforço para superar as expectativas depositadas em um projeto meu”;
• “Me sinto satisfeito ao entregar um trabalho dentro do prazo”;
• “Prefiro a comunicação pessoal para me comunicar com colegas de trabalho”;
• “Prefiro trabalhar sozinho do que em equipe”;
• “Priorizo as minhas responsabilidades ao invés de auxiliar um membro da equipe”.

 
Fonte: Educa+

 

*© Conteúdo não autoral, todos os direitos reservados aos responsáveis. Para remoção ou créditos, envie um email para contato@facesma.com.br
WhatsApp chat