(85) 3297-3542 / 98610-7180 ouvidoria@facesma.com.br

Chico Anysio

Chico Anysio (Francisco Anysio de Oliveira Paula 1931-2012) nasceu em Maranguape, no interior do Ceará, no dia 12 de abril de 1931. Filho de Francisco Anysio, dono de uma empresa de ônibus do Ceará, e de dona Haideé Viana de Oliveira Paula. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro com apenas 08 anos de idade. Com 16 anos frequentava os programas de calouros onde ganhou diversos concursos. Ingressou no curso de Direito, mas não concluiu. Entrou na rádio Guanabara, onde atuou como locutor, ator, comentarista esportivo e redator. O humorista criou 209 tipos. Em um programa da TV Rio, Noites Cariocas, personificou pela primeira vez na televisão o “Professor Raimundo”.

Na TV Record, fez grande sucesso no programa Blota Júnior.  Em 1969, ingressou na Rede Globo, onde atuou em diversos programas, entre eles, “Chico Anysio Show”, “Chico City”, “Chico Total”. Nesses programas, imortalizou personagens como “Alberto Roberto”, “Baiano & Os Novos Caetanos” (com o humorista Arnaud Rodrigues), “Painho”, “Salomé”, “Profeta” e o “Vampiro Brasileiro”, que fez sucesso nos anos 70, 80 e 90. O personagem “Professor Raimundo” ganhou um programa especial nos anos 90, tal a audiência que alcançou.

Um dos últimos programas que atuou foi no humorístico “Zorra Total”, exibido aos sábados, onde mostrou seus personagens mais famosos. Casado seis vezes, o comediante teve oito filhos, sendo um adotado. Casou com a ministra Zélia Cardoso de Mello, ex-ministra da fazenda do Presidente Fernando Collor. Chico Anysio faleceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de março de 2012, vítima de uma infecção pulmonar.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat