(85) 3297-3542 / 98610-7180 ouvidoria@facesma.com.br

Revista Esfera Criativa

Volume 01 / Número 01 / 2017 / ISSN 2526-8511
Home Revista

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: UM ESTUDO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL

RESUMO

O objetivo deste trabalho de pesquisa foi identificar as dificuldades de aprendizagem na matemática financeira para formação técnica profissional de nível médio em uma escola estadual profissionalizante. O primeiro passo dado neste sentido foi a construção de um referencial teórico, mediante uma revisão bibliográfica, na busca de pesquisar sobre o papel da Matemática Financeira no ensino Técnico de nível médio e de suas competências. Através de aplicação de uma avaliação diagnóstica com alunos do 2º ano do curso de desenho técnico da construção civil, foi possível identificar essas dificuldades. A partir dos resultados coletados, identificou-se que as dificuldades de aprendizagem reveladas podem ser atribuídas, em parte, ao desenvolvimento incompleto das habilidades necessárias ao cálculo e ao raciocínio, iniciadas no Ensino Fundamental, tendo em vista que os conteúdos matemáticos são concomitantes.

Antônio Camilo Paulo Neto
Gleíza Guerra de Assis Braga
Cleide Maria da Silva Barroso

Sede

Rua Pedro Caetano de Paiva, 118

CEP: 61932-450
Pajuçara - Maracanaú - CE

Anexo

Av. Dr. Mendel Steinbruch, 10479

CEP: 61930-000
Pajuçara - Maracanaú - CE

WhatsApp chat