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Revista Esfera Criativa

Volume 01 / Número 01 / 2017 / ISSN 2526-8511
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PIAGET E A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL NA CRIANÇA: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL

RESUMO

O propósito deste trabalho é explorar a noção de desenvolvimento moral na criança a partir perspectiva construtivista de Jean Piaget. Essa proposta de escrita se justifica por considerar que Piaget é teórico muito estudado na área da educação brasileira, porém na maioria das vezes somente seus estudos sobre o desenvolvimento da inteligência é apontado como pertinente para a formação do educador, já noção de que a criança se desenvolve moralmente é menos conhecida em estudos educacionais. A metodologia adotada para a escrita deste artigo consiste em uma abordagem bibliográfica, ancorada nos escritos de Piaget (1994), Tognetta (2009), Freitas (2003), Pedro-Silva (2012). O desenvolvimento moral na criança pressupõe fases de desenvolvimento cognitivo, assim como a criança pode aprender a noção de número ao realizar processos de assimilação e acomodação, ela também pode aprender a ser um sujeito moral com ações justas e boas, para isso necessita viver processos de interação que a proporcione tal processo de desenvolvimento.

Lucas Melgaço da Silva
Raimunda Costa Cruz
Fernanda Cintia Matos

Sede

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Anexo

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